Regras Oficiais para jogos de Pebolim

Para o inicio da partida a bola será jogada por um dos participantes no centro da mesa e estará em jogo assim que atingir o outro lado.

  1. Após cada gol a partida será reiniciada com a bola colocada no campo de defesa que sofreu o gol.

  1. A bola que sair da mesa será recolocada no campo de defesa da dupla que estiver em desvantagem no placar, se a partida estiver empatada a bola será recolocada na defesa da dupla sofreu o último gol.

  1. Após a recolocação da bola e a mesma estando dominada pelo jogador da defesa, estará em jogo, assim sendo se a defesa perder a bola, mesmo sem chutar, não a terá de volta.

  1. O gol será considerado se a bola bater na chapa do fundo, mesmo que ela volte.

  1. Não serão considerados os gols girando ilegalmente, batendo na mesa (mesmo que involuntário com qualquer ferro inclusive o que foi feita a jogada), ou cometendo algumas das faltas abaixo relacionadas e a bola volta para a defesa de quem sofreu o gol. No caso de gol contra é validado.

  1. Se ao recolocar a bola em jogo o jogador chutar ou der passe sem dar chance de defesa ao adversário, a jogada será anulada e a posse de bola passa para a defesa adversária.

  1. Não será permitido entortar o ferro para pegar a bola na zona morta.

  1. Serão concedidos dois tempos de 1 minuto para cada dupla, durante cada partida e só poderá ser solicitado pela dupla que estiver com a posse de bola na defesa ou fora de jogo.

  1. O tempo máximo para a posse de bola, em qualquer ferro, é de 15 segundos, se este for ultrapassado a posse passa a ser do adversário no campo de defesa.

  1. GIRO ILEGAL: Um giro ilegal é definido quando o boneco tocar a bola após um giro completo, ou seja, 360º, caso toque a bola depois da primeira volta, qualquer vantagem conseguida será anulada passando a posse de bola para a defesa do adversário

  1. O passe da bola com o ferro do meio só será permitido com a bola em movimento, caso passe com a bola parada perderá a posse da bola para a defesa adversária. 

  1. No caso de uma batida, mesmo involuntária, tirar a bola já no domínio do adversário, essa deverá ser devolvida ao local de onde foi tirada. 

  1. A batida (socar a mesa) involuntária durante uma jogada anulará o gol caso aconteça.

Serão permitidas duas trocas de posição entre defesa e ataque e somente quando a mesma sofrer o gol.

Serão consideradas faltas.

 

  1. Atrapalhar o adversário falando (com o adversário, parceiro ou torcida) ou fazendo mímicas ou colocando a mão dentro da mesa na hora do jogo.
  2. Bater (Socar) na mesa com o intuito de atrapalhar o adversário com qualquer ferro.
  3. A comemoração de gols pelos jogadores com o intuito de agredir ou intimidar o adversário.
  4. Desacato ao juiz será considerado falta grave, podendo ser punida com a desclassificação da dupla do jogo ou do torneio se for o caso.
  5. Giro ilegal.

 

Punições:

 

A primeira e segunda falta cometida, durante um jogo, será advertida verbalmente pelo juiz com a perda da posse de bola para a defesa adversária, ou aplica-se a lei da vantagem, e a anulação do gol caso tenha acontecido, na terceira falta, desclassificação da dupla na partida.

 

Desclassificação sumária: 

 

O jogador que alterar o estado físico da mesa, ou seja, lixar ou raspar o boneco ou a mesa.

 

Atitudes antidesportivas durante o evento, inclusive com a retirada do jogador do ambiente.
O juiz será indicado pela organização do evento e independe de aprovação pelos jogadores e é AUTORIDADE MÁXIMA NA PARTIDA.

Em caso de dúvidas ou outros esclarecimentos, entre em contato conosco através do e-mail: contato@mundodopebolim.com.br